Quando se fala em melhorar processos sempre a primeira saída que vem na mente de todo processista é: “vamos automatizar os processo”.
Porque isso? Naturalmente um processo que passa a ser automatizado além de conferir o sempre tão esperado aumento de produtividade; (peças por hora). Também passa a conferir outros tantos benefícios que em muitos casos não são contabilizados e levados em consideração na hora de diluir o investimento. E chegar no tão esperado payback que valida se um projeto vai a frente ou será engavetado.
Muitas vezes um projeto é engavetado e anos depois um novo gestor ou processista retoma o mesmo projeto, e este se viabiliza. mesmo tendo as mesmas características e escopo inicial. Mas porque isso ocorre? O mesmo projeto agora possui payback!
A resposta é muito simples existem muito benefícios que a automação pode agregar ao processo além de apenas uma aumento de produtividade ou redução da mão de obra. Por mais difícil que às vezes seja mensurá-los, eles existem, alguns deles que podemos citar: Redução do tempo de inatividade, Ganho na garantia da qualidade, Cadência produtiva mais estável, Melhora na precisão da coleta de dados, Eficiência e otimização do uso da mão de obra, Redução de estoques intermediários, Redução do tempo entre o início até o faturamento de um item. Dentre outros ainda que existem fora do processo produtivo e que não estamos levando em consideração por estarem na esfera jurídica, trabalhista e até comercial, e que não é o objetivo desta conversa.
Já tivemos casos em que um equipamento não foi aprovado por não “se pagar”, ou o “investimento está alto”. E após um estudo mais preciso do processo e de todos esses pontos que rodeiam o resultado de uma automação. O projeto sofreu uma mudança de escopo e após essa mudança o mesmo foi aprovado e tocado a frente, e acreditamos que até hoje está rodando com a mesma eficiência. O que impressiona é que neste caso exemplificado o equipamento sofreu junto com a mudança de escopo o aumento do valor. Isso mesmo passou a custar 20 a 30 % mais caro do que o inicial. No entanto o que mudou foi a absorção de outros pontos que auxiliam na redução do tempo de diluição do investimento.
Por isso e após 20 anos de trabalho e experiência a addmotion possui um processo diferente de desenvolver o comercial de venda dos equipamentos.
Primeiramente é importante conhecer todos os pontos que cerca um investimento em máquinas, depois procurar encontrar outros possíveis ganhos escondidos e que até mesmo a longo prazo possam surtir algum benefício. Somados as reduções de custos mais triviais chega-se a um escopo inicial, que junto com o cliente e lapidado e somente após esse processo se tem como resultado final uma proposta comercial que além de estar totalmente alinhada com a necessidade real também já nasceu validada!
Maicon Damin Vidor
CEO – addmotion