Será que um equipamento possui alma? Natural que não! Mas existe algo em todos os equipamento que entregamos que às vezes é difícil de explicar. Não sei se pode ser traduzido como apego mas é fácil de entender de onde isso vem.
Uma máquina especial necessita de muita energia humana para existir. Quantos anos de experiência um engenheiro teve, quantas horas de trabalho para acumular experiência o suficiente para criar, para trabalhar em equipe. Quantas pessoas são envolvidas em um desenvolvimento. Quantos sonhos paralelos se realizam a partir de um bem físico. São representantes comerciais, projetistas, montadores, programadores, pintores, soldadores, usinadores e outros.
Todos deixam parte de sua vida, de seu tempo de existência para fabricar um equipamento, o esforço em criar a ideia mais simples, de fabricar uma peça com o melhor acabamento, de escrever um programa mais eficiente… tudo isso só existe através de uma energia de fazer bem feito algo, de deixar uma marca em tudo que se faz..
Isso fica tão evidente quando concluímos um equipamento e reunimos o time todo para inspecionar e levantar os pontos que deverão serem melhorados no próximo equipamento. Neste momento percebemos o quanto humano é uma máquina especial.
O que sei é que o sentimento de enviar um equipamento para o cliente as vezes chega próximo aquele de quando deixamos nossos filhos com os avós. Um aperto e deixar ir parte do que sempre esteve dentro de nós.
Então fica a pergunta será que além do OEE um equipamento possui alma?
Ainda não sei mas sei que sempre terá a melhor parte de todos da nossa equipe.
Maicon Damin Vidor
CEO – addmotion